Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diversos tipos de câncer (quimioterápico, hormonioterápico, imunoterápico, terapias alvo-moleculares).
Os médicos oncologistas trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como cirurgiões, radioterapeutas, patologistas e enfermeiros para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes.
Tipo de especialidade que identifica e trata doenças relacionadas ao sangue, como leucemia, linfomas e outras. Os hematologistas solicitam exames laboratoriais para analisar as células sanguíneas, como hemogramas completos, análises de coagulação e teste genéticos.
Eles também podem prescrever tratamentos, como transfusões de sangue, terapias com medicamentos específicos, quimioterapia e transplantes de medula óssea.
Indicada para o diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de mama. Na consulta inicial, já será feito o exame de anamnese e uma conversa sobre o histórico familiar.
Os mastologistas podem recomendar a frequência e os métodos de rastreamento mais adequados para cada paciente, com base em fatores de risco individuais.
Pode ser realizada para prevenir, diagnosticar ou remover algum tipo de câncer. A indicação ao procedimento depende de fatores como: extensão da doença, condições do paciente e local do tumor.
Os procedimentos têm como objetivo remover o tumor primário, juntamente com qualquer tecido adjacente afetado, para alcançar a cura ou controlar a doença.
Veja quais os tipos de cirurgia
Tratamento dos efeitos colaterais que vai muito além dos analgésicos.
O médico especialista em dor oncológica adota uma abordagem individualizada, levando em consideração os aspectos físicos, emocionais e sociais do paciente, adaptando o tratamento de acordo com suas necessidades específicas.
Consultas que identificam a doença, mesmo que não apresente sintomas.
Um conjunto de métodos são usados para o diagnóstico precoce do câncer ou de lesões pré-malignas.
Essa especialidade é indicada a pacientes que apresentem diagnóstico ou suspeita de algum tipo de tumor cerebral que afeta o sistema nervoso central.
O neuro-oncologista oferece expertise especializada, apoio emocional e uma abordagem multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição.